Bem Vindos!!!

EXPERIMENTOTECA: educação científica através de práticas experimentais

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Alguém aí sabe o que é Plasma????? - SECT

  Não. Não é daquele líquido que flui em nosso corpo que estamos falando, que segundo a Wikipedia "é o componente líquido do sangue, no qual as células sanguíneas estão suspensas".
  O plasma em questão é um dos estados físicos da matéria. Lembra do "sólido, líquido e gasoso"? Pois é, caso você, caro leitor, ainda não sabe, existem ainda dois outros estados da matéria: supercondensado ou condensado de Bose-Einstein, que viria antes do 'sólido' e o plasma, depois do 'gasoso'.

 

  Na 8ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, apresentamos um Globo de Plasma. 
Um globo de plasma é constituído de uma esfera de vidro com um gás a uma pressão muito baixa, geralmente neônio ou argônio, e um circuito gerador de alta tensão (algo entre 8mil e 15mil volts). Como a diferença de potencial entre o circuito e o vidro é muito alta, o gás contido na esfera sofre ionização e há um deslocamento de cargas. Estas cargas excitam os elétrons do gás e estes, ao voltarem para o estado inicial, liberam uma luz, ou seja, os vários raios luminosos que você percebe são devido a uma corrente sendo conduzida pelo gás.

  E por que apresentamos este simples experimento?
  
  Devido às suas faixas consideráveis de temperaturas e densidades, os plasmas encontram aplicações em muitos campos da pesquisa, tecnologia e indústria, como por exemplo: metalurgia industrial e extrativa, tratamentos superficiais como projeção térmica (recobrimento), gravação em microeletrônica, corte e soldagem de metais; além disso, são usados na limpeza de gases de exaustão veiculares e em lâmpadas fluorescentes e luminescentes, além de ter participação em motores de combustão supersônicos para a engenharia aeroespacial. 

  Além disso, diversas aplicações de plasma têm se tornado cada vez mais importantes por reduzir, em muitos casos, a produção de resíduos e o consumo de energia em vários processos industriais.
  
  E no nosso dia-a-dia? Caro leitor, você provavelmente possui plasma em casa. Sua casa possui lâmpadas fluorescentes?? Pois é, no interior de seus tubos existe plasma, do tipo mais comum.
  Com certeza também já ouviu sobre a televisão de plasma. Ali, há ionização de gases nobres contidos em minúsculas células de fósforo, nas cores primárias, que agem como lâmpadas fluorescentes microscópicas, emitindo luz ao serem ionizados pelo campo elétrico.

A descarga elétrica é capaz de "excitar" a lâmpada fluorescente, mesmo estando a uma certa distância do globo - pois a alta tensão rompe a dieletricidade do gás, fazendo-o passar para o estado plasma, tornando-o levemente condutor. Na foto, O aluno do NAAH/S,  Dionnattan.

Como o globo de plasma é levemente condutor, ao encostar no globo, você está favorecendo a ida das cargas para a terra naquele ponto, atuando como um fio terra. Então, o raio fica mais brilhante em sua direção.

Devido à iluminação do local, os raios não ficaram bem visíveis. 


Como exemplos do plasma, podemos citar:
  • galáxias e nebulosas que contém gás e poeira cósmica interestelar, em estado eletrificado, ou ionizado;
  • o vento solar ou fluido ionizado, constantemente ejetado pelo sol;
  • plasmas gerados e confinados pelos Cinturões de Radiação de Van Allen, nas imediações do planeta Terra;
  • a ionosfera terrestre, que possibilita as comunicações via rádio;
  • as auroras Austral e Boreal, que são plasmas naturais e ocorrem nas altas latitudes da Terra, resultantes da luminescência visível resultante da excitação de átomos e moléculas da atmosfera, quando bombardeados por partículas carregadas expelidas do Sol e defletidas pelo campo geomagnético;
  • as lâmpadas fluorescentes;
  • as descargas atmosféricas (raios), que não passam de descargas elétricas de alta corrente (dezenas a centenas de quiloamperes) que ocorrem na atmosfera com uma extensão usual de alguns quilômetros.
FONTE:  PLASMA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma>. Acesso em: 31 de outubro de 2011.


Um comentário:

  1. Que interessante, como posso adquirir uma esfera elétrica destas, mais preciso sou designer e gostaria de construir uma base para apoio da esfera...

    ResponderExcluir