Como o nosso objetivo é demonstrar a Ciência no cotidiano, vamos falar sobre maquiagens e perfumes.
![]() |
Alunas do NAAH/S Daniely e Gabryella maquiando e explicando à plateia sobre a Química na maquiagem. |
- Pó compacto: é composto por minúsculas partículas de minerais. De acordo com a cor desejada, temos os seguintes constituintes: óxido de ferro ( coloração marrom, amarela ou preta); óxido de zinco e dióxido de titânio (são brancos); óxido de cromo (verde) e o de manganês (violeta).
- Batom: Cores e pigmentos estão dispersos numa base que consiste de uma mistura apropriada de óleos (entre eles lanolina e rícino), gorduras e ceras (de abelha e carnaúba). Pode conter também umectantes ou vitaminas, bloqueadores fpisicos de UV (dióxido de titânio e óxido de zinco) ou protetores solares. Como pigmento, material corado insolúvel e cores de laca.
- Rímel: O aquoso possui ceras (abelha ou carnaúba), pigmentos (óxidos de ferro, óxidos de cromo, azul ultramarino, carmim, dióxido de titânio) e resinas dissolvidas em água. Já o à prova d'água apresenta destilados de petróleo (credo!).
Fonte: Dados sobre maquiagem obtidos através da monografia de fim de curso de Licenciatura em Química/UFF, concluida e aprovada, de Laís Jubini Callegario - "A Química do Cotidiano como Tema Motivador do Ensino de Química"
![]() |
Lucas e Karla apresentando sobre perfumes. |
Já os perfumes apresentam óleos essenciais aromáticos, álcool e água, basicamente.
A fragrância de um perfume tenta “imitar” os odores dos objetos naturais. Na verdade, ela não é nada mais que uma molécula orgânica volátil de baixo peso molecular. Tais moléculas pertencem principalmente aos grupamentos químicos dos aldeídos, cetonas, álcoois, ácidos carboxílicos e terpenos e possuem a capacidade de gerar repostas olfativas (ao todo, o ser humano possui uma média de 350 receptores olfativos). Entretanto, é importante salientar que apenas as substâncias que se encontram em estado gasoso conseguem ser percebidas pelo nosso nariz. Isso faz com que a volatilidade das matérias-primas (tempo que elas levam para evaporar) seja extremamente importante para a indústria de perfumaria.
Fonte: Com Ciência - SBPC/Labjor 31/10/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário